sábado, 3 de junho de 2017

LOST IN SPACE: A DESVENTURA DE MAJOR TOM


(CLIQUE NA SETA PARA OUVIR
E ASSISTIR NO FINAL DA LEITURA)
David Bowie, dele, "Space Oddity" (1969)
https://www.youtube.com/watch?v=5lEwLAfL2xQ


"Ao meu amigo Renatão"


     Quando era menino sonhava em ser astronauta. Gostava de ficar sozinho. Achava que meu futuro seria mesmo ir para o espaço, ficar quieto ouvindo o silêncio, procurando por corpos celestes, olhando as estrelas, os planetas, e ficar pensando... Não sei bem o que pensaria, mas queria só ficar pensando...

     Com a chegada do homem à lua, em 1969, e com a gravação de "Space Oddity" pelo David Bowie no mesmo ano, comecei a expandir os pensamentos e analisar um outro lado da questão. Comecei a pensar que a ideia poderia não dar muito certo, que ficar sozinho no espaço poderia não ser tão proveitoso quanto me parecia.


gravity-poster
Foto: https://contracenario.wordpress.com/2013/07/25/festival-de-veneza-2013-conheca-os-participantes/


     Em "Space Oddity" um astronauta, o Major Tom, é lançado ao espaço, flutua no vácuo, e vê as estrelas e o planeta Terra de uma posição muito privilegiada. Em conversa com a base de controle na Terra, em um determinado momento ele se sente vazio e solitário naquela imensidão, e conta que sua aeronave sabe qual a rota a seguir. E ao se dar conta disso, ele tenta reconectar-se com seus familiares para ter pelo menos uma voz que lhe fizesse companhia. Contudo a conexão com a base de controle foi perdida e não mais poderá ser refeita. Desse momento em diante Major Tom e sua nave ficam flutuando no espaço... flutuando... flutuando.... incomunicáveis... até serem consumidos por completo... sem oxigênio, sem orientação, sem rumo: restos de vida e matéria esquecidos no espaço...

     Esse fim do Major Tom foi o começo das avaliações de minhas convicções.

     A solidão no espaço, assim como a solidão aqui mesmo no nosso planeta, desde que seja por pouco tempo e que traga consigo a certeza de retorno, pode parecer interessante. Mas é de um vazio assustador. O vazio sem perspectiva de preenchimento é contrário à natureza humana. Viver no espaço é desumano... As estrelas, a lua, os planetas, sem os olhos e os sentimentos do homem, tornam-se astros vazios... De nada serve a beleza do universo diante da inexistência de perspectiva dela ser compartilhada.

     Eu, menino crescido, já não quero mais ser astronauta. Desisti. Levanto cedo, faço o meu café, e fico esperando o dia amanhecer para poder contar aos que me ouvem as histórias que vivi e os sonhos que ainda tenho... 


Space Oddity

Ground control to Major Tom
Ground control to Major Tom
Take your protein pills and put your helmet on

Ground control to Major Tom
(10, 9, 8, 7)
Commencing countdown, engines on
(6, 5, 4, 3)
Check ignition, and may God's love be with you
(2, 1, lift off)

This is ground control to Major Tom
You've really made the grade
And the papers want to know whose shirts you wear
Now it's time to leave the capsule if you dare

This is Major Tom to ground control
I'm stepping through the door
And I'm floating in the most peculiar way
And the stars look very different today

For here am I sitting in a tin can
Far above the world
Planet Earth is blue, and there's nothing I can do

Though I'm past 100,000 miles
I'm feeling very still
And I think my spaceship knows which way to go
Tell my wife I love her very much, she knows

Ground control to Major Tom
Your circuit's dead, there's something wrong
Can you hear me Major Tom?
Can you hear me Major Tom?
Can you hear me Major Tom?
Can you

Here am I floating round my tin can
Far above the moon
Planet Earth is blue, and there's nothing I can do
Incidente Espacial

Controle de solo para o Major Tom
Controle de solo para o Major Tom
Tome suas pílulas de proteínas e coloque seu capacete

Controle de solo para o Major Tom
(10, 9, 8, 7)
Iniciando contagem regressiva, motores ligados
(6, 5, 4, 3)
Checar ignição e que o amor de Deus esteja com você
(2, 1, levantar voo)

Aqui é o controle de solo para Major Tom
Você realmente conseguiu
E os jornais querem saber que camisas você usa
Agora é hora de sair da cápsula se conseguir

Aqui é Major Tom para o controle do solo
Estou passando pela porta
E flutuando de um jeito muito peculiar
E as estrelas parecem bem diferentes hoje

Pois aqui estou eu, sentado nesta lata
Bem acima do mundo
O planeta Terra é azul e não há nada que eu possa fazer

Apesar de estar além das cem mil milhas por hora
Estou me sentindo bem parado
E acho que minha nave espacial sabe para onde ir
Diga pra minha mulher que eu a amo muito, ela sabe

Controle de solo para Major Tom
Seu circuito pifou, tem algo errado
Está me ouvindo, Major Tom?
Está me ouvindo, Major Tom?
Está me ouvindo, Major Tom?
Está me

Aqui estou eu, flutuando em volta da minha lata
Bem acima da lua
O planeta Terra é azul e não há nada que eu possa fazer  

Nenhum comentário:

Postar um comentário